Nosso fazer se traduz em experiências individuais e coletivas que operam no sentido da construção de uma consciência voltada para a ética, o respeito ao outro, o cuidado, a inclusão, a solidariedade, onde fomentamos valores como a gentileza e a sensibilidade, num compromisso contra todas as formas de discriminação, opressão e violência. É esse o caminho que trilhamos para contribuir na formação de pessoas capazes de construir novos valores, fundados no respeito integral à dignidade humana, bem como no reconhecimento das diferenças como elemento de construção da justiça.

Ética

A base que guia a conduta da Con-tato frente às maiores problemáticas que permeiam a existência humana na atualidade determina nossas práticas profissionias e as demais relações humanas estabelecidas pela nossa instituição .

Todas as nossas ações são pautadas nos princípios éticos da luta pela garantia dos direitos humanos e nos preceitos éticos das categorias profissionais que realizam nossas atividades.

Respeito

Consideramos todo ser humano como detentor de direitos e de respeito, dessa maneira, nossas ações são pautadas em uma atitude de acolhimento, por uma escuta e um olhar que valoriza a dignidade humana nas suas sutilezas e singularidades.

 

Cuidado

A percepção dos limites e suscetibilidades das pessoas atendidas é uma das marcas do nosso trabalho. Neste sentido, a consideração pelo tempo que cada ser humano precisa  para expressar suas vivências e sua aprendizagem é crucial no ato de cuidar e de despertar potencialidades e habilidades.

Inclusão

Reconhecimento da história de cada um e das necessidades que os levam a interagir de diferentes maneiras frente à realidade. Consideração dos anseios individuais para a integração nos grupos e coletivos.

Compromisso

Senso de responsabilidade e de implicação junto às demandas do outro e pela transformação de sua realidade social, psicológica e política. Postura de interesse e importância dadas aos movimentos que o outro vivencia, oferecendo espaço para acompanhá-lo em sua trajetória de mudanças.

Gentileza

O cultivo da generosidade em todos os nossos gestos, ações e projetos, principalmente no trato com as pessoas e nas relações. Pois acreditamos que a delicadeza nas atitudes, a empatia com o outro, mesmo que em pequenos gestos reverbera na mudança para uma sociedade mais fraterna.