NACA (Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente)

O NACA é uma política pública de Estado desenvolvida em parceria com a Fundação para a Infância e Adolescência, sob a responsabilidade da Ong Con-tato desde 2009, para atendimento a crianças e adolescentes em situação de violências física, psicológica, negligência e, majoritariamente, sexual. O trabalho consiste em avaliação interdisciplinar de casos de alegação de violência intrafamiliar, doméstica e sexual contra crianças e adolescentes.

O NACA possui expertise na área da prevenção às violências, atenção e proteção à dignidade humana, incluindo, dessa maneira, o atendimento ao alegado autor da violência, como forma de estudar e compreender como se dão as interações sociais entre as pessoas envolvidas. Desenvolvemos, ainda, estudos de caso interinstitucionais, como recurso metodológico que possibilita a prática da intersetorialidade, e a obtenção de informações correlatas junto a outros órgãos que acompanham os mesmos casos e integram o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGD).

A intervenção realizada pelo NACA/Rio tem por finalidade compreender a dinâmica sociofamiliar em que crianças e adolescentes estejam inseridos. Ao final da avaliação, elaboramos um documento que retrata nossa intervenção e aponta para a adoção de medidas que promovam a proteção de crianças e adolescentes.

<< VOLTAR