Orientação e Cuidado

A tarefa de educar os filhos, nos dias de hoje, não é fácil, tornando-se, muitas vezes, cansativa e desgastante para as famílias, que  requer destes responsáveis outras atribuições. Neste sentido, a orientação interdisciplinar de profissionais qualificados é de fundamental importância para compartilhar os desafios e exigências que a função educativa demanda para a formação de seus filhos e fortalecimento de vínculos afetivos.

É muito comum que os responsáveis se deparem com inúmeras incertezas e questionamentos acerca de como cuidar de seus filhos. Se por um lado se sentem cobrados a dar conta de exercer sua autoridade com firmeza, por outro lado, as normativas e leis vigentes os exigem a dispor de alternativas que não sejam recorrer a castigos físicos, ameaças e tratamentos inadequados. Tais procedimentos, estabelecidos culturalmente em nossa história, demonstram um desconhecimento acerca das peculiaridades e demandas próprios ao estágio de desenvolvimento da infância e da adolescência.

Assim o projeto “Orientação e Cuidado” realiza reuniões e atendimentos individuais com homens e mulheres, responsáveis por crianças e adolescentes, conduzidos por uma equipe interdisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e advogados. As ações promovidas por esses profissionais em situações familiares marcadas por relações que se encontram em risco  de violência visam contribuir na construção de alternativas outras de resolução dos conflitos vivenciados pelas famílias, evitando o recurso à judicialização e à necessidade de que terceiros venham a decidir os rumos de suas vidas.

Neste sentido, o “Orientação e Cuidado” constitui um importante espaço de estreitamento de laços entre a nossa Instituição e os familiares de nossos beneficiários e lugar de partilha de sofrimentos, fortalecimento de vínculos e de descoberta e aprendizagem recíproca, privilegiadas pelo saber e a competência, construídos pelas experiências de vida do indivíduo, da família e da comunidade.

<< VOLTAR