Skip to content Skip to footer

Cerimônia de formatura de mais 28 turmas do programa Ambiente Jovem – 14/03/23

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, (SEAS), formou, nesta terça-feira (14), mais 28 turmas do Ambiente Jovem, que é o maior programa de Educação Ambiental do país.

Durante a cerimônia, o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, anunciou que dará continuidade ao projeto.

“O Ambiente Jovem não termina com com o fim das eleições, ele continua, com muito mais força”, celebrou Pampolha.

A formatura teve como palco o Ginásio do Maracanãzinho, e marcou a capacitação ambiental de mais de 900 jovens.

“O Ambiente Jovem é um programa especial pois não acontece somente dentro da sala de aula. Somente a partir da educação é possível transformar e resolver os problemas”, afirmou a subsecretária de Recursos Hídricos, Saneamento e Sustentabilidade Ambiental, Ana Asti.

“Confio muito no nosso potencial como juventude e, principalmente, como agentes. A missão não acaba aqui, mas segue como uma sementinha da sustentabilidade, plantada em cada um de vocês”, destacou o embaixador do Ambiente Jovem, Marcos Vinícios Botelho.

A cerimônia, que teve a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, contou ainda com um desfile do projeto Ecomoda, com roupas produzidas com material reciclável, além da participação da orquestra dos alunos do Núcleo de pertencimento (NUP) do Lins.

Lançado em março de 2022, o Ambiente Jovem já contou com 141 NUPS espalhados por 41 cidades do território fluminense, e cinco mil estudantes ativos.

Após formar cerca de dois mil líderes ambientais, a iniciativa conta hoje com cerca de 2.600 alunos ativos e 73 NUPS em diversas áreas de vulnerabilidade social do estado.

Durante nove meses, os jovens participam de aulas teóricas, práticas de diversas atividades sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade e recebem uma bolsa de estudos de 200 reais, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades.

A Diretora técnica da ONG Con-Tato, Tathyane Höfke exaltou o trabalho da equipe de colaboradores que está nos bastidores: “É preciso homenagear quem faz esse projeto acontecer junto com vocês (alunos)”.